Sobre Nós

Entrada da ACP

Associação Comercial e Industrial de Parnaíba

Fundada em 14 de Janeiro de 1917.

É reconhecida de utilidade pública por Decreto Federal Nº 3429, de 27 de Dezembro de 1917 e é pessoa jurídica de direito privado, sem finalidade de lucro e duração por prazo indeterminado.

Teve Assembleia Geral Extraordinária realizada dia 08 de Agosto de 2012, aprovada a alteração de sua razão social para Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, mantendo sua designação pela sigla original, ACP.

Entrada da ACP

Porto das Barcas

No início do século XVIII, em frente à Ilha Grande de Santa Isabel, surgiu, em Parnaíba, o fluvial Porto das Barcas.

Por força da importância econômica das charqueadas da família Dias da Silva, o povoado Porto das Barcas tornou-se seda da vila de São João da Parnaíba, em 03 de agosto de 1770 (a vila havia sido instalada no povoado Testa Branca, em 1762).

Situa-se a seis quilômetros ao Norte, a partir do litoral, à direita do rio Igaraçu e, à direita da ponte Simplício Dias (Herói da Independência do Brasil no Piauí).

Entrada da ACP

Arquitetura

O conjunto arquitetônico Porto das Barcas inclui: o principal cais de porto da cidade; os becos e vielas que dão acesso a antigos estabelecimentos comerciais e industriais; o sobrado da velha alfândega; e, o galpão defronte aos monumentais e históricos armazéns dos Dias das Silva construídos por seus escravos.

A alvenaria desses armazéns foi realizada a partir de enormes pedras trazidas de áreas distantes, devidamente quebradas e rejuntadas graças a uma argamassa que resulta da mistura de pó de ostra com óleo de baleia.

Diretoria Executiva

Presidente

Antonio Francisco Carneiro Júnior

1º Vice-Presidente

Abdoral Furtado de Melo

2º Vice-Presidente

Onofre Martins de Sousa Filho

1º Secretário

Luiz Sousa Pessoa

2º Secretário

Diógenes Meireles Melo

1º Tesoureiro

José Celso de Albuquerque Thomaz

2º Tesoureiro

Francisco das Chagas Oliveira Fontenele

Dir. de Relações Públicas

Francisco de Assis Sousa Araújo

1º Vogal

José Celso de Albuquerque Thomaz

2º Vogal

Francisco das Chagas Oliveira Fontenele

Conselho Fiscal

Efetivos

Inácio Pereira Albuquerque
Merval Neres dos Santos Filho
José Ribamar Brito

Suplentes

Raimundo Florindo de Castro
Roberto José Basto Ferraz
José Carlos Rodrigues

Missão

Congregar e representar empreendedores, apoiando-os com o oferecimento de soluções e serviços de excelência para o desenvolvimento e crescimento dos empreendimentos; defendendo-os através de atuação firme e de destaque junto às instituições públicas e privadas; sempre preservando o inestimável acervo histórico e cultural que os anos deixaram como herança para a Associação Comercial e Industrial de Parnaíba.

Visão

Ser reconhecida como uma Entidade de excelência, que tem o associativismo como a forma mais inclusiva de desenvolvimento existente e o meio eficiente e eficaz para a defesa dos interesses dos empreendimentos frente ao ambiente em que estão inseridas suas atividades, tendo o poder de promover o crescimento econômico e social da cidade e do Estado.

Valores

• Conhecimento
• Estado Democrático de Direito
• Ética
• Foco nas relações
• Independência
• Inovação
• Liberdade
• Liderança
• Qualidade
• Respeito ao Meio Ambiente
• Trabalho Voluntário
• Transparência